segunda-feira, 13 de outubro de 2008

LER E ESCREVER NA ESCOLA - O REAL, O POSSÍVEL E O NECESSÁRIO


Título: Ler e Escrever na Escola - o real, o possível e o necessário
Autora: Delia Lerner
Editora: Artmed
Edição: 2002

Ler e escrever deveria ser algo que se aprende "facilmente", como falar. E só não é porque nos colocamos na frente e queremos "ensinar". Se fizessemos com a leitura e a escrita como fazemos com o falar, não teríamos tantos analfabetos funcionais no país.

Os métodos empregados pelos professores fazem o aluno sentir-se acuado, reprimido e, constantemente, incapaz. Não tiro aqui a presença fundamental do professor neste processo, evidente, afinal, estaria me demitindo! Não! Longe disso, penso que a aquisição da leitura e da escrita deveria ser algo espontâneo, e que a vontade deveria ser buscada pela criança por si mesma, a seu tempo. Nós, professores, deveríamos apenas auxiliar o processo e dar espaço e condições para que o aluno pudesse, assim como aprender a falar, aprender a ler e escrever.

Parabenizo os professores que já o fazem, ainda que possuam tantas situações adversas, a começar pelo sistema de educação que exige o aprendizado no tempo dele e não da criança. Mas sinto que ainda temos tanto caminho a percorrer para possibilitar aos futuros leitores que possam ter autonomia de ler, compreender e se expressar diante do escrito, que não poderia deixar de indicar esse livro como excelente forma de reflexão a cada um de nós.

Boa leitura!

Nenhum comentário: