sábado, 4 de outubro de 2008

LUNA CLARA & APOLO ONZE


Título: Luna Clara & Apolo Onze
Autora: Adriana Falcão
Editora: Salamandra
Edição: 2006

Eu amei esse livro!

Professora é fogo, né? Cada coisa que lia, imaginava uma atividade que poderia ser feita, um projeto a ser elaborado, os milhares de conhecimentos que poderiam ser passados aos alunos de várias idades da melhor forma: viajando pelas histórias!!!

Mas como nem todos são professores e poderão desfrutar deste prazer, de ensinar viajando... aqui vão alguns dos muuuuuuuuuitos pensamentos que tive durante a sua leitura.


A história contém duas cidades: Desatino do Norte e Desatino do Sul. Em uma delas a vida é uma festa. Começaram a comemorar um acontecimento e nunca mais pararam... Tudo o que tem que acontecer na cidade é no meio da festa. Professores ensinam a contar, algum aluno que queira, entre uma música e outra; alguns ficam sabendo como ocorreram histórias do passado, revoluções, grandes acontecimentos, entre uma comidinha e outra; uns se conhecem e se apaixonam entre uma bebida e outra... Tudo é só felicidade!
Por que não fazemos isso em nossas vidas?? Não poderemos parar o mundo só com o nosso querer, claro, mas podemos fazer da nossa existência uma grande festa onde estamos sempre aprendendo e onde podemos sempre ser felizes!!
Na outra cidade mora uma garota que, todos os dias se arruma para esperar o pai, que está a procura de sua mãe, que está bem ali onde ele mandou que ela o encontrasse. Uma grande confusão aconteceu, mas é onde, como mostra o livro, a esperança não se deixa morrer.
Nós temos tantos desencontros pela vida, mas nunca pensamos pelo lado do otimismo. Sempre preferimos pensar que não deu mesmo, foi assim e pronto! Se, também nós, vivêssemos todos os dias nos arrumando bem bonitas(os) esperando a bela surpresa que vai chegar, como seríamos mais felizes!! E olha que, o que a menina espera, é a chuva!
No meio disso tem.... ? O meio do mundo, é claro! Com uma casa mal-assombrada. Se você passa por ali, perde ou ganha alguma coisa. Não posso dizer que você tem que querer ganhar alguma coisa, pois como diz o livro, o sim tem horas que é bom, mas tem horas que é ruim. E o não também tem horas que é ruim, mas tem horas que é bom. Tudo depende, não é mesmo?!
Luna Clara é uma garota bagunçada. Até seus pensamentos não conseguem se organizar, surgem todos de uma só vez e em horas que ela nem os chamou... Parece que conheço alguém assim... Ah! O espelho...
Apolo Onze é um garoto que não consegue querer nada. Só quer querer alguma coisa. Hoje em dia todo mundo quer tudo, né? Gostei dele!
Se quiser viajar em muitos mundos, vá fundo! Tem muitas coisas a serem encontradas neste baú de tesouros...
Boa leitura!

3 comentários:

Louise Emille disse...

Adorei! O blog, a idéia, os posts... Vamos que vamos, nossos blogs têm que dar certo!

Beijo, Nick

Marli Fiorentin disse...

Lindo o teu blog! Amei!BJ!

Ivan disse...

tem um post pra vc la no meu blog..especialmente pra vc nesse dia: pq te amo
bjs bebe