terça-feira, 4 de novembro de 2008

DOM CASMURRO

Título: Dom Casmurro
Autor: Machado de Assis
Editora: Paulus
Edição: 2005

Clássico...
Antigo...
Leitura obrigatória...
Bom...
Chato...

Já tinha ouvido de tudo sobre o livro quando resolvi que devia ler. Não por nenhum desses motivos que tinham falado, de que já tinha ouvido... Por ser um clássico, porque é leitura obrigatória pros vestibulares (bem, já passei dos vestibulares há algum tempo...), nem por ser bom e muito menos chato!

Resolvi ler, justamente, para que EU formasse minha opinião e pudesse saber o que é, realmente, que tem nesse livro...

Bem, como professora, claro que li muito mais pensando em como fazer para tornar o livro atraente, se não fosse, do que somente pela leitura. E como chego sempre à mesma conclusão (já está ficando repetitivo!), os alunos só não se interessam pelo livro porque os professores não sabem fazer a propaganda!

A história prende, traz inúmeros questionamentos, é um ótimo elemento para reflexão, nos faz questionar algumas coisas dentro de nós: conceitos, verdades, absolutismos, posturas...

Desde o questionamento comum da trama - Capitu traiu ou não traiu - até posturas tomadas, como Bentinho tornar-se Dom Casmurro. Porque pensemos juntos: tenha ele sido traído ou não, tornou-se introspectivo, afastou-se do mundo, "rejeitou" o mundo, não deu-se a chance de ser feliz.

E nós... Bem, nós também fazemos isso tantas vezes durante a vida... Sem nenhuma certeza concreta de atitudes alheias, deixamos nos levar pelo que achamos e, o pior, batemos o martelo numa verdade final que nos condena para sempre. Pois sim, nos condena, porque quem virou Dom Casmurro foi Bentinho e não Capitu...

Se quiser pensar na vida...

Boa leitura!

Nenhum comentário: