Autora: Maria Lucia A. Machado
Editora: Paz e Terra
3ª Edição: 2002
Editora: Paz e Terra
3ª Edição: 2002
O livro aborda uma questão pela qual eu luto e debato desde a faculdade: a Educação Infantil não deve ser vista como pré-escola.
A autora leva a uma reflexão sobre como deve ser visto o ensino de crianças de zero a seis anos. A frase sem pontuação vai se modificando ao longo das páginas para que pensemos nas diversas faces que a educação desta faixa etária têm.
Pré-escola significa "antes da escola", portanto não é uma escola?
Pré-escola significa "uma educação diferente da escola e que vem antes da dita 'educação formal' " e, por isso, é sim uma escola?
Pré-escola deve ter a educação sistemática e com as cobranças do ensino fundamental?
Pré-escola deve ser um local para as crianças brincarem já que nas cidades os espaços de lazer estão escassos e sem segurança?
Todos os questionamentos e todas as reflexões do livro acrescentaram muito aos meus pensamentos sobre essa "escola" da qual faço parte. Mas ainda não me tiram a certeza máxima que tenho para mim, de que, "pré-escola" é um termo que deve ser abolido imediantamente. Quando pudermos, efetivamente, falar sobre a Educação Infantil, talvez respostas mais rápidas e um pouco mais absolutas apareçam diante de nós.
Para um aprofundamento e um conhecimento maior sobre o que nós, professores de Educação Infantil, fazemos enquanto nossos alunos "brincam", tenham uma
Boa leitura!
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