terça-feira, 4 de novembro de 2008

O APRENDIZADO DE PEQUENA ÁRVORE

Título: O Aprendizado de Pequena Árvore
Autor: Forrest Carter
Editora: Record
2ª Edição: 2005

Na capa do livro há uma frase que o compara ao "Pequeno Príncipe". Quando iniciei a leitura não pude deixar de tentar encontrar os elementos que tivessem levado a essa comparação. E, no início, não encontrei. Mas segui a leitura, pois é um livro que tem tudo a ver comigo, pois fala sobre um menino que aos 5 anos fica órfão e vai morar com os avós - índios.

Eu amo a vida dos índios. Embora viva em cidade e nunca tenha conhecido um índio pessoalmente, tudo o que aprendi sobre eles (a verdade, não o que a escola ensina!) sempre me fez amá-los, pensar na vida que levam e, se fosse eu a escolher, teria querido ser índio. É uma vida pura... Só isso já me bastaria.

Conforme segui a leitura fui me apaixonando, nem tanto pelo Pequena Árvore, mas muito mais por seus avós, que lhe ensinavam a viver somente com os gestos e com os exemplos.

E no final do livro, só pude refletir, pensar e chegar realmente à conclusão de que o livro traz sim, traços de "O Pequeno Príncipe", mas de outra maneira. Enquanto "Pequena Árvore" é no subjetivo, "O Pequeno Príncipe" já é direto e reto. Só não entende quem não quer. "O Aprendizado de Pequena Árvore" requer reflexão, requer coração e sentimentos. "Pequena Árvore" requer emoção.

Quer se emocionar??

Boa leitura!

2 comentários:

Unknown disse...

também me emocionei muito com este livro nunca avia chorado tanto e aprendi a valorizar as pessoas que me amam.

Unknown disse...

Amei este livro realmente me tocou muito adoraria conhecer um índio e ainda mais um cherokee que sabe mostrar a vida mais feliz e com outros olhos.