sábado, 8 de novembro de 2008

BRINQUEDO E CULTURA

Título: Brinquedo e Cultura
Autora: Gilles Brougère
Editora: Cortez
6ª Edição: 2006

O brinquedo é trazido pelo contexto cultural que se vive. A brincadeira é criada a partir daquilo que a criança tem de subsídios: o objeto em si (brinquedo) e o que traz à cabeça (contexto cultural que vive no momento).

Assim, o livro aborda várias teorias sobre a relação do brinquedo, da brincadeira e da cultura, levando à reflexão dos temas mais comuns ao assunto: a brincadeira cultural, a influência da televisão, brincadeiras de guerras...

Debati, dentro de mim, algumas afirmações que o livro traz, por não estar em total acordo com elas. São questões que, para um estudo mais aprofundado, precisaria de outros pontos de vista e outras fontes de pesquisas.

Acredito, como o autor, por exemplo, que as brincadeiras de guerra reflitam uma cultura, uma realidade em que vivemos, nós, os adultos, e que, é claro, não passa despercebido à criança. Mas daí, a achar que não devamos interferir em tais brincadeiras, com o intuito de mostrar o erro de tal situação, discordo.

Se não forem as crianças a perceberem o erro que há nesta matança cruel, sem propósito coerente, não haverá, realmente, o fim de tais conflitos.

Portanto, terei que deixar a reflexão deste livro em aberto, até que eu tenha estudado-o com outros pontos de vista (meu e de outras pessoas que o tenham lido e queiram discutí-lo). Mas, de qualquer forma, acredito que toda leitura é válida para que nós reflitamos sobre nossas crenças.

Boa leitura!

Nenhum comentário: